A cultura organizacional de uma organização além de ser subjetiva aos que atuam no local é muitas vezes sustentada por parâmetros e códigos da organização, um exemplo disso é o código de conduta ética existente nas organizações. As regras e condutas estabelecidas por este código são incorporadas nas empresas e no comportamento e ações de seus funcionários, assim como influenciam no modo de pensar destes em certas situações, ajudando a construir a Cultura Organizacional.
Como exemplo de como o código de ética influencia na cultura, utilizaremos o Código de Ética da Editora Abril. O código é muito bem dividido para abranger inúmeras situações e conceitos da empresa. Primeiramente ele traz missão, valores, princípios e pressupostos da editora.Tratando esses pontos de forma clara e abrangente, para que sejam facilmente guardados e utilizados pelo colaboradores.
É abrangido também, o tipo de relacionamento que os colaboradores devem ter com os públicos da organização como clientes, fornecedores, parceiros, imprensa, governo e acionistas, entre outros. Com regras e pontos práticos do que se deve ou não fazer na relação com esses públicos em regras simples, mas aplicáveis nas mais diversas situações. No documento também existem situações como a responsabilidade na colaboração fora da empresa, como eventos, cursos, palestras, entre outros, na responsabilidade de liderança, com pontos que devem nortear o comportamento de um gestor. E ainda como o colaborador deve se portar mediante a situações de conflitos de interesses e corrupção e propinas.
O código traz também um ponto fundamental para que ele atinja os seus objetivos, pois traz a explicação sobre os objetivos do código de ética, quem e porque deve segui-lo e as conseqüências da violação do código e como anunciar. Abrange-se ainda o que é o comitê de conduta e suas responsabilidades. Isso faz com que o colaborador entenda a importância do uso do código e que está por traz dele. Vale ressaltar que o código é muito bem construído, pois possui as informações de forma clara e limpa, com imagens e tópicos que facilitam o entendimento e a fácil busca por alguma informação quando necessário. Da forma como foi feito o código proporciona o interesse do colaborador em lê-lo, por ser enxuto e conter informações que se aplicam ao seu dia a dia.
Assim para a correta divulgação e incorporação do código por parte dos funcionários precisam ser feitos treinamentos, veículos de comunicação interna, campanhas, entre outros métodos feitos com ajuda do departamento de Comunicação Interna da empresa, para que esse código seja assimilado pelos colaboradores.
Fonte:
Aulas de Gerenciamento da Comunicação Interna da Prof. Viviane Mansi
Aulas de Legislação e Ética da Prof. Ágatha Camargo
(Escrito por Carolina Daniela Gregório)
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