domingo, 18 de abril de 2010

Mudança Organizacional

Para elucidarmos um pouco mais sobre a Cultura Organizacional no âmbito da Comunicação Interna, é importante falar um pouco das empresas que enfrentam o dilema de ter uma cultura sólida no mercado todos os dias. A Revista Exame, edição 965, teve como matéria de capa a história do Banco Bradesco S/A, e como este vem enfrentando mudanças devido à perda da liderança do mercado devido à fusão dos Bancos Itaú e Unibanco, além de contar um pouco mais sobre o estilo de gestão do novo Presidente da organização, Luis Carlos Trabuco.

De acordo com Jorge Paulo Lemann “o Bradesco tem, talvez, a primeira cultura empresarial baseada em servir as massas”. O Banco investe, desde sua fundação, na inclusão das classes C, D e E no mercado bancário, oferecendo-lhes créditos e possibilidades de ganho. Com isso, tornou-se um banco de varejo, diferenciando-se de outros bancos concorrentes.

O presidente anterior, Marcio Cipriano, tinha um modelo de gestão completamente diferente e conservador deste que atualmente presidencia. Cipriano ficou à frente da organização desde 1999 até 2009, e tinha crenças e valores arraigados de um profissional que visava o lucro, e que pouco valorizava seu público interno e os engajava com os princípios da empresa. Na gestão de Cipriano, trabalhar fora do Brasil não era uma opção de carreira; oposto do que ocorre na gestão de Trabuco, que está ampliando os seus escritórios para o exterior. Com Cipriano, a hierarquia da organização vinha em primeiro lugar e este não participava ativamente das reuniões para discutir as estratégias da empresa. Hoje, Trabuco começou a fazer debates entre profissionais de diferentes níveis hierárquicos, valorizando sempre as mais diversas opiniões de seus colaboradores. Outro aspecto que influenciou diretamente nos valores da empresa, era que, na gestão do antigo presidente, uma pós-graduação no exterior não era considerada diferencial para o funcionário, uma vez que falar inglês não era essencial para a empresa. Trabuco está mudando esse cenário, pois está enviando dezenas de profissionais para estudar em faculdades no exterior.

Existem ainda alguns pontos que não foram reestruturados na empresa, porém esta passou por uma mudança organizacional significativa, afetando diretamente o público interno que vivenciou de perto essas grandes mudanças. O departamento de Comunicação Interna na empresa tentou ao máximo minimizar os impactos que essas situações causaram, sempre tentando engajar os funcionários a se sentirem motivados a continuar trabalhando no Bradesco.

É de suma importância que o líder oriente e estabeleça a cultura que os demais colaboradores vão adotar; e é isto que Luis Carlos vem fazendo, pois exerce um poder legítimo na empresa, uma vez que está alterando toda uma estrutura de gestão da organização e já está mudando a percepção que os próprios colaboradores têm da empresa. Basicamente, o Banco Bradesco, no momento, tem a cara de seu líder: Luis Carlos Trabuco.


A Cultura Organizacional, neste caso, tem um papel essencial, pois demonstra como a empresa é entendida pelos seus públicos, e quais são suas crenças e valores. Para a Comunicação Interna, é de suma importância que os comunicadores saibam mostrar de forma clara e transparente os princípios organizacionais aos funcionários, de modo com que estes tornem-se os embaixadores da marca, disseminando assim uma imagem positiva da empresa.
Fonte
- Revista Exame - edição 965, nº 60, 07/04/2010, Ano 44 - "Em Busca da Liderança Perdida - As estratégias do Bradesco para voltar a brigar pelo posto de maior banco privado do Brasil".
Bibliografia
- Anotações das aulas de Gerenciamento de Comunicação Interna da Prof. Viviane Mansi

(Escrito por: Júlia Abilel Lima)

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