terça-feira, 27 de abril de 2010

Campanha Publicitária com o Funcionário

Buscando exemplos de experiências profissionais passadas, encontramos um caso muito interessante para abordar neste blog:


A organização Dismel Comércio e Serviços Ltda, localizada na cidade de Salvador no estado da Bahia, é uma empresa baiana com 48 anos de atuação no mercado varejista de materiais de construção, instalações elétricas, hidráulicas e utilidades para o lar. A Dismel possui atualmente três lojas em pontos estratégicos da capital baiana, contando com uma matriz localizada na Avenida Tancredo Neves, conhecida como Dismel Center. Além dessas três lojas existentes em Salvador, a organização conta com mais quatro lojas no interior do estado.

A cultura organizacional da Dismel é de uma empresa inovadora, responsável e transparente. A organização busca formas e mecanismos de valorizar o seu funcionário, e este fator também é uma estratégia de negócio, afinal, na Dismel o contato direto do cliente com a loja acontece através do atendendente, e um funcionário satisfeito com o seu ambiente de trabalho, transparece isso no seu desempenho, favorecendo assim a imagem da empresa perante seu público externo. Um cliente bem atendido será um cliente que voltará a consumir em breve na loja, pois ficou satisfeito com o serviço, e a base deste bom atendimento provém de uma relação favorável entre a empresa e o funcionário. A organização busca oferecer benefícios além do pagamento mensal aos seus empregados, pois ela se compromete também com o crescimento profissional, estimulando a integração, iniciativa e criatividade dos seus colaboradores internos.

O caso que mais chamou atenção no ano de 2008, foi a campanha publicitária da empresa ocorrida na emissora Rede Bahia (filiada a Rede Globo) no horário nobre da programação. A campanha foi apresentada pelo funcionário da Dismel Center, o senhor Manoel Bezerra, e essa iniciativa de valorização do colaborador interno da empresa, teve uma repercussão muito positiva para a imagem da Dismel, passando a mensagem de uma orgazanição que possui um perfil paternalista, com espírito familiar e bem próxima do seu funcionário.

A campanha fez tanto sucesso que o setor de marketing de comunicação da empresa, decidiu continuar com Manoel Bezerra como apresentador das campanhas seguintes. Observando a iniciativa por outro lado, podemos acreditar que essa propaganda teve a intenção única de favorecer a imagem da empresa, camuflada pela ideia de valorização do funcionário. Mas, analisando o resultado como um todo, a campanha publicitária foi uma estratégia muito correta de atingir dois grandes objetivos da comunicação organizacional: a valorização do funcionário como fator motivacional para eles produzirem melhor e servirem ao cliente da melhor maneira possível, leal à empresa que presta serviço, e assim favorecer também para a imagem positiva da Dismel perante ao consumidor.
Campanha veiculada em 2008:


Fontes:

- Dismel Comércio e Serviços Ltda, http://www.dismel.com.br/
- Youtube, http://www.youtube.com/
* Todos os dados apresentados neste texto são informações já conhecidas pela aluna Alana Brito Oliveira que trabalhou para à empresa.

(Escrito por Alana Brito Oliveira)

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