Semana passada, nós alunos de Relações Públicas da Cáper Líbero, realizamos um trabalho na matéria Estudos Avançados de Comunicação e Negócios sobre o tema: Acordo de Desempenho. Ao estudar e analisar este método, foi possível identificar total semelhança entre ele e o tema do nosso blog. Antes de conceituar o que seria acordo de desempenho, retiramos um pequeno trecho que contextualiza o que seria Acordo de Desempenho:“A essência da gestão do desempenho é o desenvolvimento dos indivíduos em termos de competência e comprometimento, avançando em direção a objetivos significativos e compartilhados em uma organização que apóie e encoraje o seu atingimento.” (Lockett, 1993 citato em: Armstrong e Baron, 1998:50)
Através de pesquisas, entendemos que Acordo de desempenho é quando todos os profissionais de uma organização agregam as suas motivações em um único propósito, com a intenção de auxiliar a empresa para alcançar o seu objetivo de negócio. Todos trabalham juntos, numa mesma sintonia em prol de um resultado final de sucesso. Para exemplificar como esse método funciona dentro de uma organização, podemos contar aqui no blog o que acontece em uma empresa brasileira.
Na Editora Abril acontece todo ano o programa Direcionamento por Resultados (DPR) onde cada funcionário faz uma auto avaliação e avalia um par de cargo. Com isso, esse mesmo funcionário é avaliado por um par, e por seu gestor; os resultados dessas avaliações são cruzados para verificar a visão que cada um tem de si mesmo e a imagem que projeta.A partir de certos cargos gerenciais esse processo tem uma fase a mais, onde, o colaborador junto com seu superior define metas para serem atingidas durante o ano seguinte. Essas metas decididas em conjunto acabam tendo origem na alta direção da empresa, uma vez que o vice presidente alinha os objetivos de seus subordinados, que muitas vezes para alcançá-los precisam também trabalhar essas mesmas metas com os que estão abaixo dele, e assim por diante em um efeito cascata até os cargos mais baixos.
Esse processo leva os gestores a exporem sempre a definição de metes, uma vez que ele só conseguirá atingi-las com o trabalho de sua equipe, que precisa ter conhecimento desse quadro para saber que rumo seguir. Possibilitando assim que o objetivo macro da organização seja atingido por meio do alcance de metas que permitam essa conquista.
Enfim, ao observarmos a importância da integração citada pelo Acordo de Desempenho, encontramos uma característica comum à das Relações Públicas quando Margarida Kunsch afirma que este profissional é o mais capacitado para gerir a comunicação integrada e criar nesse contexto um clima organizacional favorável. Esta comunicação, por sua vez, prega que o objetivo de todos deve estar interligado ao objetivo macro da empresa.
Noutras palavras, as pequenas áreas e equipes podem ter seus objetivos próprios, porém estes precisam estar alinhados para que se consiga atingir as metas e a visão do negócio em pauta. As partes trabalham entre si para que o todo caminhe em direção do êxito.
Quando temos equipes e pessoas trabalhando por um mesmo objetivo a ser alcançado é possível dizer que esse grupo trabalha baseado em Acordos de Desempenho, onde todos os esforços são voltados para o mesmo rumo fazendo uso de um diálogo que permita a melhor definição das metas que se deseja atingir.
Ainda desenvolvendo a questão da integração, podemos identificar outro ponto em comum com as relações públicas: o pensamento sistêmico. Quando pequenas ações tem capacidade de afetar um cenário e vice versa, este conceito torna-se protagonista pois prega que a interligação entre as partes pode resultar em um “efeito dominó” tanto para resultados positivos quanto negativos. E o que acontece reflete no desempenho da empresa, alavancando ou atrasando-a em sua produtividade e conseqüente lucro.
Fonte
- Anotações da aula da professor Pedro Nogueira
-Planejamento de Relacoes Publicas na Comunicação Integrada - Margarida Maria Krohling Kunsch
(Escrito por Alana Brito de Oliveira)
O funcionário, como o ativo mais importante de uma organização, deve sempre ser informado pela equipe de comunicação sobre seu posicionamento do mercado, com o propósito de que este torne-se embaixador da marca. O Banco Bradesco S/A, assim como outras empresas, criou um Blog Corporativo interno, de acesso exclusivo aos colaboradores, sendo uma ferramenta atrelada à Intranet (outra ferramenta de suma importância para a comunicação). Este blog é assinado pelo presidente da organização, o que demonstra certa horizontalidade na comunicação, quebrando barreiras hierárquicas. Nesta ferramenta, os colaboradores são incentivados a darem seu parecer, e por muitas vezes os seus pedidos são atendidos, ou pelo menos analisados, pelo grupo de comunicação. Esse tipo de iniciativa só faz com que o funcionário tenha mais orgulho de trabalhar na empresa, pois esta demostra ter uma cultura inovadora e atualizada às novas exigências do mercado.
Outro exemplo das empresas nas mídias sociais é a iniciativa da empresa de softwares alemã SAP em criar um perfil no twitter, disponibilizado somente a funcionários, para divulgar ações locais e regionais sobre o Mês do Voluntariado. Neste twitter, a equipe de comunicação divulga as iniciativas sociais realizadas em toda America Latina, para que todo o corpo de funcionários tenha conhecimento da realidade de outras subsidiárias e também para que troquem informações e experiências on-line sobre o assunto. Essa iniciativa é um exemplo de que as empresas precisam ter ações voltadas à interatividade, e a Comunicação Interna deve estar sempre atenta às demandas de seu público interno.
Apesar de as mídias sociais darem a possibilidade de proximidade com o público interno, é de suma importância de que a Comunicação Interna faça um monitoramento conínuo dessa ferramenta, uma vez que é colaborativa e os funcionários podem - e devem - deixar sua opinião registrada. Para isso, é essencial que a CI se utilize de pesquisas de satisfação interna, face to face com os colaboradores, reuniões periódicas, para que cada vez mais utilizem essa ferramenta de forma eficaz..bmp)