terça-feira, 4 de maio de 2010

Auditoria de Comunicação Interna - UNESP Bauru

Trabalho desenvolvido por alunas de Relações Públicas da UNESP Bauru para uma rede de supermercados regional

Como complemento de disciplinas da universidade, alunas do curso de Relações Públicas da UNESP Bauru desenvolvem trabalho para uma grande rede de supermercados regionais. Com o projeto, as estudantes Ana Luiza Panveloski, Carolina Gregório, Natália Fonsati, Nathalia Rosas, Nicolle Amaral e Raisa Kamaura, tinham como objetivo identificar falhas na comunicação entre a rede de supermercados e seu público interno. Para isso contou com um amplo trabalho de pesquisa para saber como a cultura organizacional influenciava aquela situação.

O primeiro passo foi uma pesquisa exploratória de dados secundários, onde foram coletadas informações por meio de materiais cedidos pela própria rede, como vídeo institucional, missão, visão e valores, história da organização, número de funcionários, média de tempo de casa que os funcionários tinham, índices de rotatividade, entre outros. Para o complemento dessa análise, também foram realizadas reuniões com funcionárias da equipe de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da rede de supermercados. Nestas reuniões elas puderam relatar ao grupo situações recorrentes entre os funcionários, como eles tinham acesso às informações e como o colaborador era visto dentro da organização. Relataram ainda que os funcionários eram muito bem treinados, que desde que entravam para a rede participavam de cursos e treinamentos constantes, mas que mesmo assim o índice de rotatividade da organização permanecia alto.

Munidas de tais informações, as estudantes, juntamente com as orientações das professoras da universidade, constataram que além da falta de comunicação entre a organização e seus funcionários, onde imperava a popular “rádio pião”, havia também um problema de cultura organizacional já que historicamente, dentro da rede de supermercados, se via o funcionário apenas como alguém que oferece seus serviços à empresa, e não como alguém que fazia realmente parte da organização.

Não existiam ações voltadas para o público interno, e as que sazonalmente ocorriam não faziam com que ele se sentisse parte da empresa. Um exemplo disso foi relatado ao grupo pela própria funcionária do departamento de Recursos Humanos e que podia se visto na site da rede. Quando um funcionário tinham um filho ele comunicava à organização e ganhava uma cesta com produtos para bebê.
O problema era que a ação, segundo relatado pela funcionária, servia apenas para que o supermercado tivesse o controle sobre licenças maternidade e paternidade, e não para que o colaborador sentisse que a organização se importava com ele. Além disso, essa ação constava no site da empresa como uma ação de filantropia, mesmo sendo para o próprio público interno.

Com tudo isso o grupo percebeu que precisariam ser feitas ações para que houvesse mudanças na cultura da organização, fazendo isso através da comunicação interna.
Percebeu-se a necessidade de utilizar a comunicação interna não apenas para informar o colaborador sobre o que ocorria na organização, mas para fazer ele sentir que aquele ambiente também era seu.

De acordo com a proposta do projeto acadêmico do curso, foram elaborados três projetos para uma possível implementação na rede de supermercados.

• Projeto “Meu filho é nota 10”: a idéia surgiu pelo relato de funcionários que diziam que quando a família do colaborador era envolvida ele se sentia mais motivado e satisfeito. Então este projeto consistia em um concurso de redação e desenhos, que seria dividido entre faixas etárias, onde os colaboradores inscreveriam seus filhos, que com seus trabalhos concorreriam a prêmios, como brinquedos e bicicletas.
• Projeto “Mural interativo”: o projeto surge para suprir necessidades básicas de comunicação entre organização e funcionários, já que neste caso nem um quadro de avisos voltado ao público interno existia. O mural serviria para que o colaborador soubesse primeiro das novas diretrizes da organização, novas lojas, o mercado, e principalmente para que ele soubesse como o trabalho dele contribuiu para essas conquistas. Além disso esses murais, que ficariam localizados no espaço de convívio dos funcionários, conteriam dicas de cursos extracurriculares, eventos culturais e outras informações ligadas aos interesses pessoais do público interno.
• Projeto “Hoje o cliente é você”: o plano de ação consistia em sortear, todo o mês, um vale compra para um dos funcionários da Rede de Supermercados. Sendo as quantidades destes vales compras estipuladas de acordo com o tempo de serviço na rede: a cada 6 meses de trabalho,o funcionário receberia um cupom para concorrer sendo estes cumulativos. Assim o objetivo era uma forma de reconhecimento aos colaboradores com mais tempo de casa.

O projeto foi muito bem avaliado pelas professoras Célia Retz e Dalva Aleixo das disciplinas responsáveis. Vale lembrar que o projeto das disciplinas visava apenas fazer uma auditoria da comunicação e da cultura organizacional de determinada organização e realizar um planejamento de ações que pudessem contribuir para a organização auditada. Por isso de acordo com a proposta se deram esses 3 projetos pontuais, para que pudessem ser ao menos um ponto de partida para uma mudança na cultura e na maneira de fazer a comunicação o público interno.


(Grupo que realizou a auditoria na Rede de Supermercados)

Fontes:

- Site da rede de supermercados.
- Material concedido pelas professoras Célia Retz e Dalva Aleixo da Universidade Estadual Paulista.
- Material coletado com a organização
* Todos os dados apresentados neste texto são informações já conhecidas pela aluna Carolina Daniela Gregório que participou do projeto.

(Escrito por Carolina Daniela Gregório)

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