terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo Empresarial!

Com esse clima de Copa do Mundo no ar, nosso blog não poderia deixar de aproveitar esse ensejo para abordar o tema juntamente com a Comunicação Interna, e como esta pode auxiliar para a manutenção de uma cultura organizacional saudável para as empresas sem que esse clima de euforia atrapalhe nas atividades de cada indivíduo. O Brasil nesses últimos dias está vestido de verde e amarelo, e não seria diferente com as organizações, que também vestiram a camisa da seleção brasileira.

Hoje, 15/06/2010, o Brasil fez sua estreia no mundial, e com isso inúmeras empresas tiveram seu expediente de trabalho reduzido ou remanejado, como foi o caso da SAP Brasil Ltda (empresa multinacional de softwares), que liberou seus colaboradores às 14h, dando-lhes a oportunidade de poderem ver o jogo do Brasil no local em que preferirem. Além dessa ação, semanas antes o departamento de Comunicação Corporativa da empresa disparou um comunicado interno a todos os funcionários e terceiros sobre a iniciativa.


É de suma importância que a Comunicação Interna não apenas esteja alinhada aos fluxos e demandas da empresa, mas também que esteja atenta e disposta a analisar e se adequar a outros tipos de eventos externos como a da Copa do Mundo, por exemplo, que não somente mobiliza a empresa como um todo, mas sim a nação inteira. O brasileiro tem um caso de amor com o futebol, e o comunicador deve saber aproveitar esse sentimento e otimizar as relações dentro da organização, a fim de dar um sentimento de pertencimento maior a cada colaborador sobre o cenário o qual está inserido. Para que isso aconteça, diversas ações foram realizadas nos mais diferentes lugares, e uma das ações que mais mobilizou o público interno foi (e está sendo) a troca de figurinhas do álbum da copa, onde dá a possibilidade do funcionário se relacionar com diversos departamentos dentro da empresa, além de criar um clima organizacional mais leve e descontraído. Essa ação citada está sendo abordada em veículos de comunicação como o e-mail, intranet e murais, e a Comunicação Interna deve, desta forma, pensar na arquitetura da informação e como esses veículos podem contribuir entre eles, criando uma sinergia entre si, com um único objetivo de otimizar a informação.


Fatos como esse revelam uma cultura organizacional inovadora e aproximativa, pois consegue fazer com que o colaborador se sinta parte da empresa e seja mais engajado com seus princípios e valores, o que acaba, por conseqüência, fazendo com que esse seja mais produtivo no ambiente de trabalho. Existem ainda empresas com o perfil mais tradicional e conservador que, mesmo em épocas como a da Copa do Mundo, não mudam seu ponto de vista e permanecem fazendo seu trabalho sem que esse momento interfira. Para isso, veta ações da Comunicação Interna como colocar bandeirinhas nos departamentos, distribuir cartelas com o horário dos jogos ou até mesmo a dispensa para assistir as partidas. Uma observação importante é que uma organização também pode adotar posturas mistas de acordo com suas unidades de negócio. Traduzindo, a mesma empresa pode adotar para seu escritório central a dispensa em relação ao horário e para outras unidades mais fabris, onde é vital a presença dos funcionários mesmo durante o jogo, apenas uma pausa no expediente, porém mais agradável, como a exibição do jogo em telões, lanches, entre outros atrativos.


A Cultura Organizacional neste âmbito tem um significado extremamente importante, pois consegue demonstrar ao colaborador e ao meio em que está inserido quais são os ritos que adota internamente. A Copa do Mundo é somente um dos vários eventos externos que a empresa tem de se apropriar a fim de trazer o colaborador para mais perto de sua realidade, tornando-o um embaixador da marca. O comunicólogo deve saber identificar essas demandas e encaixá-las de uma melhor forma no perfil da organização e, por saber que os públicos estão cada vez mais exigentes atualmente, deve saber atender suas necessidades sem ferir os valores organizacionais. Para esse e outros objetivos é que a área de Comunicação Interna tem de saber usar da melhor forma os veículos que tem disponível, para que toda a organização receba a mesma mensagem de forma unificada.


Por fim, é possível perceber que eventos como esse, que fazem o Brasil e o mundo parar por um mês inteiro, tem a capacidade de trazer à tona as mais diferentes culturas organizacionais, possibilitando que não somente o público interno, como também o externo, perceba a realidade e o posicionamento de cada empresa. Com isso, é de extrema importância que a Comunicação consiga otimizar estes processos, a fim de manter os colaboradores engajados, e que junto com a camisa da seleção brasileira, façam com que eles vistam também a camisa da sua organização.


Fonte:
- Anotações das aulas da Prof. Viviane Mansi

(Escrito por Júlia Abilel Lima)

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