quarta-feira, 23 de junho de 2010

Reuniões de Grupo que refletem a Cultura Organizacional

É incrível como o clima de Copa do Mundo afeta a todos os brasileiros. As casas são decoradas em verde e amarelo, todos vestem a camisa da seleção e o comerciantes fazem um pé de meia com toda essa empolgação das pessoas em época de Copa. E as empresas então? Não ficam de fora. Poucas horas antes de jogo Brasil x Coréia do Norte, passei pela República do Líbano (SP) e percebi que não só as empresas aderiram ao estilo verde e amarelo, mas as ruas também. Todas as árvores estavam devidamente fardadas com as cores do Brasil, refletindo quanto os brasileiros viram patriotas ao extremo de quatro em quatro anos. Bom, essa introdução não tem nada relacionado com o post que iremos colocar hoje. São apenas comentários para complementar o post anterior, já que estamos tão em clima de copa do mundo. Com toda essa overdose futebolística, fica impossível não falar sobre.

Enfim, hoje vamos trazer uma realidade organizacional para o nosso blog. Em posts anteriores, citamos a empresa baiana Dismel Comércio e Serviços. Como é uma organização de fácil acesso as informações para nós, temos mais uma prática da empresa, bem interessante para analisar. Anteriormente, citamos a Dismel como uma empresa de perfil paternalista, que busca valorizar os seus funcionários e prova disso foi a atuação de um dos funcionários da organização sendo protagonista de uma campanha publicitária da Dismel, que foi transmitida nas maiores emissoras de tevê do estado. Esta proposta teve um retorno muito positivo para a empresa, principalmente na imagem que os funcionários tinham da organização que trabalhavam. Na Bahia, essa iniciativa foi pioneira e só favoreceu a reputação da empresa.

Hoje, vamos relatar outro lado do cotidiano interno da Dismel. Para refrescar a memória dos nossos visitantes, devemos voltar a falar que a Dismel é uma empresa situada no estado da Bahia, com 50 anos de mercado, no ramo de materiais de construção, instalações hidraúlicas, utilidades para o lar, pisos, revestimentos cerâmicos e tubos e conexões. A empresa possui uma matriz, localizada na Avenida Tancredo Neves - Salvador, mais duas lojas na capital e seis lojas espalhadas por todo os estado baiano. A organização já foi vencedora de diversos prêmios de qualidade e vendas, consagrando a Dismel por anos como a empresa líder do mercado na Bahia.

Com o objetivo de manter essa boa imagem, aumentar as vendas e prestar bons serviços aos clientes para a fidelização desta demanda, a Dismel realiza quizenalmente uma reunião entre todos os membros da organização. Vale ressaltar, que assim como no post anterior realizamos uma análise da Dismel Center (matriz da organização), neste post manteremos a mesma linha analítica.

Então, de quinze em quinze dias é realizado um encontro na Dismel Center, entre todos os funcionários e os dirigentes da empresa. Esta reunião ocorre no final do expediente de um sábado (após às 14 horas), onde os colaboradores internos param para ouvir as palavras que o diretor tem a dizer com relação ao desempenho da empresa e de cada setor.

Reuniões em organizações para expor ou cobrar resultados dos funcionários, é constante e rotineiro em outras empresas, porém realizar um encontro, onde o dirigente da organização fala para todos, desde o administrativo até o chefe de obra, parece muito difícil, porém para o diretor executivo Milton Aloi, não é impossível. A empresa conta com muitos colaboradores ao todo, mas na matriz são apenas 412 funcionários ativos. Duas vezes por mês, o setor de marketing da empresa, fica responsável de organizar e planejar essas reuniões em um espaço dentro da loja, com conforto para todos os colaboradores.

O diretor assume a frente da reunião do começo até o fim. Para não ser muito cansativo, este momento não passa de 50 minutos, tempo suficiente para ele abordar temas importantes que precisam ser discutidos entre os funcionários, e principalmente que todos saibam do que está acontecendo dentro da empresa pelo dirigente, descartando assim, a possibilidade de alguns não terem acesso a informações relevantes ou as receberem de maneira distorcida.

Esse espaço (reunião) serve não só para falar de vendas e resultados, mas também para aproximar os colaboradores do chefe da empresa. O momento ideal que todos possuem para dar sugestões, contestar algo que não concordam, tudo isso diretamente com o diretor, o que consequentemente geram soluções imediatas e mais precisas.

Essa iniciativa da Dismel deu tão certo, que eles prosseguem com o mesmo compromisso por mais de quatro anos. Após a reunião, a empresa oferece para seus funcionários um belo banquete que os próprios funcionários escolhem dias antes por votação (churrasco, feijoada ou qualquer outro prato), para que além de almoçar, eles aproveitem aquele momento para interagir entre si. A Dismel também oferece após essa reunião e durante o almoço, partidas de futebol, um bom samba, transformando a tarde de sábado pós a reunião, em um momento descontraído com seus colegas de trabalho.

Essas reuniões são excelentes estratégias direcionadas para o público interno da Dismel, e mostra claramente como a empresa se posiciona com relação aos seus funcionários. Reflete a cultura organizacional da organização, reforçando a sua imagem paternalista, que valoriza o colaborador. Afinal, funcionário que tem as suas necessidades atendidas dentro da empresa em que prestaa serviço, acaba trabalhando com muito mais empenho. E no caso da Dismel, empenho significa capacidade de agradar o cliente na hora da venda. Pois bem, é o que ela realmente precisa para se manter líder de mercado.
(Escrito por Alana Brito Oliveira)

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