domingo, 5 de setembro de 2010

Discurso x Prática

A reformulação ou a criação de um posicionamento estratégico que a organização pretende adotar impacta diretamente ou indiretamente na cultura desta, pois as novas diretrizes do negócio precisam estar alinhadas com a forma de a empresa agir, pensar, se relacionar, para que o posicionamento pretendido seja efetivo.
Isto significa que muitas vezes planejamentos realizados apenas pela auto direção e que não contemple um plano para explicar, envolver e engajar os colaboradores acabam por falhar, pois um dos ativos mais importantes da empresa não compartilha da mesma ideia, consequemente uma força que poderia contribuir e somar poderá distorcer as mensagens e criar um clima confuso em relação ao que se faz e ao que se fala.


Podemos tomar como exemplo a bandeira da sustentabilidade, para que o discurso “Somos uma empresa preocupada com o meio ambiente e por isso somos sustentável” seja disseminado e assimilado pela sociedade há uma série de atitudes e processos internos que a empresa precisa estar atenta, é importante que existam fatos que comprovem o discurso e certificar que todos estejam comprometidos para
garantir a funcionalidade dos processos a fim de assegurar as bases que irão provar e fortalecer a identidade da organização.

Levanto esta questão porque a comunicação interna não tem apenas o papel de traduzir os objetivos da organização em mensagens que o colaborador compreenda, mas, é importante também ressaltar que cultura é uma grande força para ser trabalhada e fortalecida em momentos decisivos, pois ela não é fixa, e o profissional de relações públicas precisa não apenas entender a cultura da empresa, mas saber como ela se transforma como ela se adapta e como ela ganha força isso tanto no sentido positivo, “todos juntos compartilhando e falando a mesma voz” ou no sentido negativo, “cada qual com as suas funções e o importante é a minha parte”. Retomando o caso da sustentabilidade, vale muito mais a empresa investir que o colaborador compreenda a importância e adote o posicionamento, do que esperar que o próprio não veja sentido na atitude da empresa, e que, até mesmo ele, não faz parte do propósito.


Desta forma, é vital em caso de um novo posicionamento saber, estudar e planejar detalhadamente como será realizada esta mudança e como cada um poderá ajudar, pois se a organização é composta por pessoas do que adiante apenas comunicar para o mercado numa era onde transparência não representa um valor, mas uma obrigação e o discurso blasé, superficial uma hora não terá mais força para se sustentar. Vale aí a velha regra, de que primeiro é importante arrumar a casa do que sair por aí, contando histórias sem personagens reais que as comprovem.


Fonte:
- Aulas de Gestão da Comunicação Interna da Profa. Viviane Mansi
- Aulas de Gerenciamento da Comunicação Organizacional da Profa. Juliana Rodrigues


(Escrito por Marisol Kiyoko Nakabayashi Cruz Guevara)

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