domingo, 12 de setembro de 2010

Posicionamento de Marca - Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Semana passada, na aula de Gerenciamento de Comunicação Organizacional, ministrada pela Profa. Juliana Rodrigues, tivemos uma palestra de posicionamento de marca com o Relações Públicas Bruno Carramenha sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Por mais que todo posicionamento de marca tenha objetivo direto de impactar seus públicos externos, podemos facilmente relacionar esse assunto com a Comunicação Interna e com a Cultura Organizacional dentro de uma empresa. O hospital foi fundado no Brasil na região central de São Paulo há 112 anos, e somente há 4 anos é que começou a ter um posicionamento mais claro sobre sua marca, preocupando-se com a comunicação e com o relacionamento com seus stakeholders.

Para que esse posicionamento fosse notado pela mídia e pelos públicos-alvo da organização, várias etapas de conhecimento interno foram tomadas, para que quando tornassem-se públicos, a organização soubesse claramente quem é, e quais são seus valores. Para identificar os pontos principais da cultura interna do Hospital, foi realizada uma pesquisa interna com todos os funcionários e médicos a fim de ter um diagnóstico do cenário atual dessa empresa. Nessa pesquisa foram abordados pontos importantes pela área de comunicação interna como as principais características do colaborador do hospital, como querem ser percebidos externamente, etc.

Desta pesquisa, criou-se um diagnóstico e foi possível fazer um mapeamento da cultura organizacional e dos princípios que regem a maneira de ser do hospital. Além disso, definiram a missão, visão e valores da organização, e também perceberam pontos importantes da cultura. Um dos pontos mais importantes, foi a constatação da cultura alemã internamente, mesmo que a empresa seja localizada no Brasil. A cultura alemã foi percebida e é muito bem aceita pelo hospital, pois é uma cultura detalhista e perfeccionista. No meio hopistalar é muito importante que os processos sejam muito bem desenhados, pois é com vida que estamos lidando. Esse cuidado com a busca pela perfeição e pelos processos foi mantido pelo hospital justamente por este motivo. Outro aspecto percebido internamente na cultura foi a presença da brasilidade e do calor humano que só os brasileiros podem oferecer. Essa mistura da preocupação com o processo e do acolhimento e do calor humano fizeram a identidade do hospital, que hoje se consagra como um dos 3 melhores de São Paulo.


Neste âmbito, a Comunicação Interna tem um papel fundamental para a manutenção da identidade, sempre informando e interagindo com os colaboradores sobre o tema da cultura organizacional. No hospital, criaram-se veículos internos a fim de disseminar o conceito, para que todos tenham uma única mensagem e se tornem embaixadores da marca. A Comunicação Interna, como pode ser notada, é peça-chave nesse processo, pois pode fazer um planejamento estratégico da ação, executá-la de forma mais eficaz, monitorá-la e avaliá-la após seu término. Com isso, têm-se uma visão do todo, de começo, meio e fim da ação.

Por fim, pode-se concluir que, não somente no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, mas em todas as organizações, a comunicação interna faz-se necessária para disseminar os conceitos da cultura organizacional a fim de manter o colaborador em um único caminho, com um único objetivo. Com isso, não somente o relacionamento interno é fortalecido, mas o negócio é impactado fortemente.

Fonte:
- Anotações da aula de Gerenciamento de Comunicação Organizacional, da Profa. Juliana Rodrigues
- Anotações da aula de Gerenciamento de Comunicação Interna, da Profa. Viviane Mansi
- Palestra sobre posicionamento de marca, por Bruno Carramenha

(Escrito por Júlia Abilel Lima)

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