terça-feira, 18 de maio de 2010

Funções da CI na Cultura Organizacional

Bom, neste blog já falamos de alguns temas que estão inseridos na Cultura Organizacional; como a Reputação deve ser alvo de constante atenção da empresa, como o resgate da história e da memória empresarial é primordial para a consolidação de uma imagem positiva para o público interno, como os ritos de entrada de novos funcionários da empresa são fundamentais para que o colaborador tenha uma percepção de seu novo local de trabalho e até alguns “cases” que exemplificam as manifestações da Cultura Organizacional nas empresas.

Revendo o conceito de Cultura Organizacional, podemos chegar à conclusão de que este conceito nada mais é do que a empresa na sua essência, quais são seus princípios, seus valores, incluindo seus ritos e mitos e como essa quer ser percebida no mercado em que está inserida. Neste contexto, a Comunicação Interna é de suma importância, pois tem o papel de disseminar esta cultura a todos os colaboradores da empresa e garantir o grau de retenção, de forma com que todos entendam e saibam o papel que desempenham na empresa.

Para isso, o departamento de Comunicação Interna deve lançar mão de ferramentas eficazes e coerentes que tenham a capacidade de multiplicar os valores e princípios da empresa a todos os colaboradores, garantindo sempre um elevado grau de entendimento. Destes canais específicos que podem ser multiplicadores da Cultura Empresarial, podemos citar a Intranet, Jornal Mural, Revista Interna, Newsletters, entre outros. O comunicador deve utilizar essas ferramentas de forma que sejam estratégicas na disseminação das informações, a fim de que o funcionário consiga identificar seu papel na empresa e alinhar seus próprios valores com os organizacionais.

"Só existem duas maneiras de mudar a cultura de uma organização: mudando as pessoas ou mudando de pessoas." (Autor desconhecido). A mudança organizacional, como já citado, não é um processo simples e requer grande atenção dos profissionais de Comunicação, uma vez que deve engajar os funcionários na causa da empresa. Com isso, conta com o auxílio dos chamados “early adopters”, que são os funcionários que se adaptam com mais facilidade às mudanças e sempre antes que outros colaboradores. Este público, que se antecipa ao processo de mudança, é um forte aliado da Comunicação Interna, uma vez que pode disseminar uma imagem positiva deste processo aos demais empregados.
Então, desta forma, identificando quais são os early adopters da organização, consequentemente haverá mais adeptos às propostas empresariais no que se refere às mudanças. Neste processo, deve-se redobrar a atenção com a Liderança da empresa, pois estes podem ter poder legítimo ou de referência, por exemplo, fazendo com que o processo seja mais facilmente aceito e assimilado.

As empresas, atualmente, vêm sofrendo grandes mudanças devido a evolução em nível exponencial da tecnologia e da mudança de comportamento em relação à Gestão de Pessoas. Nos dias de hoje, a preocupação com o funcionário é muito mais recorrente do que antigamente, sendo este público um dos ativos mais importantes que uma empresa pode ter, por ser capaz de ser um multiplicador da marca, consolidando uma imagem positiva no mercado atuante da organização. É fato que um colaborador que entende seu papel na empresa, é mais motivado e engajado com as causas organizacionais, o que causa, consequentemente, um aumento na produtividade da empresa.

Para exemplificar um pouco mais sobre estas mudanças de percepção do público interno, e como a Cultura Organizacional deve ser algo intrínseco a todos os colaboradores da empresa, assistam ao vídeo abaixo, elucidando de forma clara o tema exposto acima:


Bibliografia

- MARCONI, Joe, Relações Públicas – O Guia Completo. 2009, Cengage Learning;
- Anotações das aulas de Gerenciamento de Comunicação Interna da Prof. Viviane Mansi

*Créditos do vídeo acima para Turma 21 do curso de pós-graduação em Marketing e Comunicação do UNI-BH.

(Escrito por Júlia Abilel Lima)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Simple Proff Blogger Template Created By Herro | Inspiring By Busy Bee Woo Themes Distribuido por Blog templates